VFX vai passar a ter 63 postos de carregamento de veículos elétricos

Vão passar a existir 63 postos de carregamento de veículos elétricos no concelho de VFX

Atualmente, existem quatro postos de carregamento, geridos pela autarquia, sendo que três estão localizados na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho; e um na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Com a entrada em vigor da 1.ª Fase do Plano Estratégico Municipal, vão passar a existir 63 postos de carregamento no concelho de Vila Franca.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinalou, esta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o arranque da 1.ª Fase de implementação do Plano Estratégico Municipal, e que vai permitir o aumento de sete para 63 pontos de carregamento para veículos elétricos em todo o concelho.

A cerimónia de assinatura do contrato decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e foi formalizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, e pelos representantes da GALP e EDP, empresas a quem foi adjudicado o contrato de concessão do serviço.

Este contrato prevê ainda o direito do uso privativo de lugares de estacionamento, situados em locais públicos de acesso público, para a instalação de 28 novos postos de carregamento duplos, que resultarão em 56 novos pontos de carregamento distribuídos em todas as freguesias do concelho.

“Estamos (hoje) a falar de uma multiplicação por nove dos pontos de carregamento previamente existentes no nosso concelho, tínhamos quatro postos, com sete pontos de carregamento e passaremos a ter 32 postos com 63 pontos de carregamento” de veículos elétricos, explicou Fernando Paulo Ferreira, na sua intervenção.

Vila Franca de Xira passa a ter postos de carregamento em todas as freguesias do concelho

Os postos de carregamento já existentes são geridos pela autarquia e três estão localizados na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho; e um situa-se na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Assim, com a entrada em vigor da 1.ª Fase do Plano Estratégico Municipal, passam a existir 63 postos de carregamento no concelho de Vila Franca.

Desta forma, a União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras passará a contar com três postos de carregamento (seis pontos de carregamento); a freguesia de Vila Franca de Xira passará a ter seis postos de carregamento (12 pontos de carregamento); a União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz ficam com dois postos de carregamentos (quatro pontos de carregamento); e a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho ficará com um total de 18 postos de carregamento (11 novos que se juntam aos três existentes, num total de 27 pontos de carregamentos, 22 deles novos).

Por sua vez, a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa passará a ter quatro postos de carregamento (três novos que se juntam ao já existente, totalizando oito pontos de carregamento, seis novos e dois existentes) e por fim, a freguesia de Vialonga receberá três postos de carregamento, materializando-se em seis pontos.

De acordo com a Câmara de Vila Franca, o alargamento do acesso à rede de carregamento de veículos elétricos permite dar mais um passo na promoção da sustentabilidade e da mobilidade verde junto da população do concelho. Recorde que a abertura do concurso para a instalação e exploração de pontos de carregamento de veículos elétricos no concelho foi aprovada em abril em reunião de Câmara.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com