A construção do edifício, situado na Plataforma Logística de Lisboa Norte, na Castanheira do Ribatejo, terá início em janeiro de 2023. Desta forma, prevê-se que o mesmo fique concluído em novembro de 2024. Este novo armazém deverá criar 400 novos postos de trabalho.
A empresa espanhola Montepino chegou a um acordo com a empresa Leroy Merlin. Neste sentido, vai instalar o seu centro nacional de distribuição na Plataforma Logística de Lisboa Norte. Esta situa-se na Castanheira do Ribatejo, junto ao cruzamento da A1 com a A10.
Ou seja, a Leroy Merlin vai ter um armazém com uma área de 105.500 metros quadrados, situados num único pavilhão. Ao mesmo tempo, a sua construção terá início em janeiro de 2023. Simultaneamente, prevê-se que o edifício fique concluído em novembro de 2024. Os terrenos foram adquiridos no final de outubro, num negócio que representou a compra do maior terreno em Lisboa na última década.
Para a Montepino, a escolha da Castanheira do Ribatejo prende-se com o facto de esta plataforma logística se situar junto à A1 e A10. Neste sentido, recorde-se que estas ligam Lisboa, Espanha e Algarve. Ao mesmo tempo, o Centro de Distribuição da Leroy Merlin será a maior plataforma logística em Portugal.
Uma plataforma sustentável e eficiente
Em comunicado, a Montepino e a Leroy Merlin assumem-se como empresas comprometidas com o ambiente. Neste sentido, a plataforma logística será construída seguindo critérios de construção sustentáveis e eficientes. Ou seja, o objetivo é alcançar a classificação de Ouro dentro da escala LEED. Assim, a empresa posiciona-se assim como a plataforma de lançamento para a nova geração de plataformas logísticas em Portugal.
Estima-se que durante a fase de construção seja criados cerca de 250 empregos, contando com a participação de cerca de 40 empresas nacionais e locais. Por outro lado, a Leroy Merlin estima que o armazém, após entrada em funcionamento, crie cerca de 400 empregos permanentes.
Mais um passo na expansão internacional da Montepino
Esta plataforma será a primeira a ser construída pela Montepino em Portugal, na sequência do recente salto da empresa para a cena imobiliária internacional. Para Ben Alogo, diretor de expansão internacional da Valfondo, e citado em comunicado, “a assinatura do acordo com a Leroy Merlin representa um passo muito importante na nossa estratégia de expansão internacional, onde pretendemos diversificar a nossa carteira de clientes. Estamos extremamente satisfeitos por associar a marca Montepino a um dos principais operadores do setor e trabalhar em conjunto para o sucesso deste projeto, que marcará um ponto de viragem no desenvolvimento logístico em Portugal”.
“Com este acordo, fechamos o círculo da nossa primeira pedra na estratégia internacional que estabelecemos no início do ano. A Montepino encerra este ano tendo arrendado quase 600.000 m2, o primeiro ano em que fechámos com 100% de ocupação, um sucesso total para a equipa da Valfondo”, afirmou Ben Alogo.