Atualmente, o concelho de Vila Franca tem um caminho ribeirinho, pedonal e ciclável, ao serviço de toda a população, com 12 quilómetros, sendo que o objetivo é chegar aos 22, ligando Vila Franca de Xira a Lisboa.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, no passado dia 19 de outubro, em Reunião de Câmara, a adjudicação da obra para a execução do troço do futuro Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, em Alverca. A empreitada terá o valor de 6.179.119,61€ + IVA, e será feita num troço de 4,5 quilómetros entre o Aeródromo do Complexo Militar de Alverca e o rio Tejo.
Recorde-se que, em março deste ano, a autarquia de Vila Franca de Xira assinou um protocolo com a Força Aérea Portuguesa, no sentido de conseguir concretizar esta expansão do Parque Linear do Estuário do Tejo. Atualmente, o concelho de Vila Franca tem um caminho ribeirinho, pedonal e ciclável, ao serviço de toda a população, com 12 quilómetros, sendo que o objetivo é chegar aos 22.
De acordo com a autarquia, em nota de imprensa, “os caminhos ribeirinhos são um marco importantíssimo na vida das pessoas, pois são locais de descompressão urbanística, de contacto com o Rio Tejo e espaços indicados para lazer e atividade física”.
Por isso, este novo parque ribeirinho, acrescenta a mesma nota, “vai permitir o reforço da identidade específica do Parque, da cidade de Alverca e do concelho de Vila Franca de Xira à escala nacional e internacional, tal como já foi reconhecido nos 12 quilómetros de caminhos ribeirinhos anteriormente executados”.
Este parque é considerado um caso de sucesso, face à grande adesão e índices de satisfação por parte da população. O objetivo é criar, no futuro, um corredor ribeirinho que vai desde Vila Franca de Xira a Lisboa, passando pelo concelho de Loures.