Na reunião de câmara desta quarta-feira, 29 de junho, aprovou-se os protocolos de doação de desfibrilhadores a 14 associações do concelho, traduzindo-se num investimento municipal global superior a 24 mil euros.
No dia 21 de junho, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira concluiu o Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nos pavilhões desportivos municipais. Nesta última fase, foram instalados desfibrilhadores nos pavilhões desportivos de Castanheira do Ribatejo, Sobralinho e Arcena.
Esta instalação estava prevista para março. Em fevereiro, a autarquia vila-franquense adjudicou a compra destes três equipamentos, sendo que apenas estava dependente da autorização do INEM, entidade responsável pela formação do uso dos equipamentos.
Recorde-se que, em 2019, a Câmara de Vila Franca instalou estes Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nas Piscinas Municipais e em alguns pavilhões municipais do concelho, tendo deixado de fora os pavilhões da Castanheira do Ribatejo, Sobralinho e Arcena.
O investimento rondou os 20 mil euros e marcou a adesão por parte da Câmara de Vila Franca de Xira ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (Programa DAE).
Esta adesão incluiu a aquisição, assistência, gestão e manutenção dos equipamentos. Ao mesmo tempo, os funcionários afetos ao uso do DAE receberam formação e certificação para trabalhar com os equipamentos. Ficou também designado o respetivo responsável médico, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.
Associações vão receber desfibrilhadores
Na reunião de câmara desta quarta-feira, 29 de junho, aprovou-se os protocolos de doação de desfibrilhadores e a cooperação com associações desportivas e culturais do concelho. Desta forma, vão ser abrangidas 14 associações, traduzindo-se num investimento municipal global superior a 24 mil euros.
Um desfibrilhador automático externo é um equipamento utilizado na reanimação de vítimas de paragem cardiorrespiratória até à chegada de uma ambulância com suporte básico de vida. A existência destes equipamentos e a sua correta utilização é determinante para salvar vidas.