O início do Colete Encarnado assinala-se com o buzinão do barco varino, no dia 30 de junho, quinta-feira, às 6h00, em frente ao Jardim Constantino Palha. Até domingo, dia 3 de julho, o evento celebra os seus 90 anos com um vasto programa cultural.
No primeiro fim de semana de julho, dias 1, 2 e 3, o Colete Encarnado volta a Vila Franca de Xira, após o interregno devido à pandemia. O evento, considerado a Maior Festa do Ribatejo, celebra o seu 90.º aniversário, e em 2022 apresenta um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
Após 90 dias com centenas de atividades, num programa cultural destinado a toda a família, chega a homenagem mais emblemática à cultura da Festa Brava e à força viva e referência da Lezíria, o Campino. A partir de sexta-feira, dia 1 de julho, a cidade de Vila Franca de Xira vai viver 90 horas intensas de festa.
Alguns dos maiores destaques são o reviver da história com a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona e a espera de toiros de domingo, de manhã. São esperadas milhares de pessoas nas ruas, nas tertúlias e nos vários espetáculos taurinos, entre eles as Esperas e Largadas de toiros; a Corrida de Campinos; a Garraiada e a Corrida de Toiros na Praça Palha Blanco.
Ao mesmo tempo, haverá ainda vários palcos por toda a cidade, e estão marcados vários concertos, com destaque para os Expensive Soul; Quim Barreiros; DJ Goulart; Paulo Brissos e MT 80, na sexta-feira. No sábado, dia 2, atuam o cantor António Zambujo; a banda Lucky Duckies; DJ’s Rich &Mendes (RFM); Oitentamente e Tributo a Xutos & Pontapés. Por fim, Carminho e os fadistas de Vila Franca de Xira encerram as atuações do Colete Encarnado, no dia 3 de julho.
O início do Colete Encarnado assinala-se com o buzinão do barco varino, no dia 30 de junho, quinta-feira, às 6h00, em frente ao Jardim Constantino Palha. No mesmo dia, está ainda marcado o início da exposição “90 Anos de Emoção” no Celeiro da Patriarcal, às 18h00. O Colete Encarnado vai ter também como novidade o palco Sevilhanas.Com e o conceito ‘street food’, na Av. Combatentes da Grande Guerra.
Sexta-feira, destaca-se ainda o desfile de Tertúlias e Coletividades, que rumam à Igreja Matriz para a tradicional Missa Rociera, este ano com o Coro Rociero Voces del Sur, seguida de atuação dos fadistas de Vila Franca de Xira, na escadaria da Igreja.
No Sábado, estão marcadas a Homenagem ao Campino e a entrega do Pampilho de Honra, às 16h00, no Largo da Câmara Municipal, e ainda o tradicional Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas. Com a noite da Sardinha Assada, as Tertúlias estarão de portas abertas e haverá animação musical por toda a cidade.
No dia 3 de julho, domingo, além da tradicional Corrida de Toiros e do fogo de artificio de encerramento, decorre às 10h00 a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, num momento que terá transmissão em direto no palco da Av. Pedro Victor e nas redes sociais da Câmara Municipal. Por questões de segurança não será possível assistir na Ponte.
Consulte o programa oficial completo AQUI.