De todos os municípios que já conquistaram este selo, apenas Vila Franca de Xira, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Portimão e Maia é que conseguiram a mais alta distinção do Selo de Município Amigo da Juventude.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, recebeu, no passado dia 19 de maio, o Selo de ‘Município Amigo da Juventude’, na categoria mais elevada (três estrelas). Este reconhecimento aconteceu durante o II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que teve lugar em Matosinhos, na Casa da Arquitetura.
João Pedro Baião, Vereador com o Pelouro da Juventude, marcou presença no evento, recebendo, pela mão de João Paulo Correia, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, e de Tiago Manuel Rego, Presidente da Federação Nacionalde Associações Juvenis(FNAJ), esta distinção em reconhecimento da estratégia e das boas práticas.
O Encontro foi organizado pela FNAJ, em parceria com o município local e contou com a participação de 66 municípios, que promoveram momentos de discussão e reflexão do futuro das políticas locais de juventude. O Selo de Município Amigo da Juventude está dividido em três categorias, mediante o número de estrelas, num máximo de 3.
Para cada uma das estrelas do Selo são identificados um número mínimo de critérios para a sua atribuição. No caso de Vila Franca de Xira, o município possui os nove critérios na totalidade: Conselho Municipal de Juventude; Plano Municipal de Juventude; Apoio direto ao associativismo juvenil; Políticas de apoio à iniciativa jovem; Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude com Técnicos/as de Juventude; Plano de investimento no Setor da Juventude; Mecanismos/Ferramentas de cogestão e Espaços para associações e projetos jovens.
Do total de municípios apenas Vila Franca de Xira, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Portimão e Maia conquistaram a mais alta distinção do Selo de Município Amigo da Juventude.