Vila Franca recebe rastreios do cancro da mama

rastreios cancro da mama

Para fazer os rastreios, as utentes não devem ter realizado nenhuma mamografia nos últimos seis meses, nem tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e estejam assintomáticas (ou seja, sem alterações na mama). Ao mesmo tempo, devem estar ainda inscritas no centro de saúde da sua área de residência.

A Liga Portuguesa contra o Cancro está de regresso ao concelho de Vila Franca de Xira, e vai assegurar rastreios ao cancro da mama gratuitos às mulheres, até ao dia 4 de julho. Os rastreios estão abertos a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos de idade, inscritas nos Centros de Saúde.

Nesta segunda edição, este centro móvel de diagnóstico vai estar parqueado junto aos Centros de Saúde do Concelho, entre os dias 4 a 28 de abril em Vila Franca de Xira; de 2 a 26 de maio em Alverca; de 27 de maio a 7 de junho em Vialonga; e ainda entre os dias 8 de junho a 4 de julho na Póvoa de Santa Iria.

Os rastreios são realizados mediante agendamento, dirigido à morada em que a utente se encontra registada, remetido pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES). Para fazer os rastreios, as utentes não devem ter realizado nenhuma mamografia nos últimos seis meses, nem tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e estejam assintomáticas (ou seja, sem alterações na mama).

São ainda garantidos todos os procedimentos de segurança e de higiene relacionados com o controlo da Covid-19. Está também garantido o acesso às pessoas portadoras de mobilidade reduzida. O serviço está a funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 9h20 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h40.

Esta é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC, Núcleo Regional do Sul), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o ACES.

Todos os anos são detetados cerca de sete mil casos de cancro da mama

O objetivo é prevenir o cancro da mama, uma vez que o rastreio permite a identificação de lesões pré-malignas ou mesmo malignas, em estádios iniciais da doença, possibilitando o seu tratamento atempado e com maior sucesso. Para mais informações, pode entrar em contacto com a LPCC, através dos contactos 245 009 299 ou 915 999 890 ou pelo e-mail rcm.admin@ligacontracancro.pt.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de sete mil novos casos de cancro da mama, sendo que cerca de 1800 mulheres morrem com a doença. Para minimizar os números, é importante que se faça o diagnóstico precoce, através do exame clínico e da mamografia.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com