Hospital de VFX fez rastreios à população no Dia do Doente com AVC

rastreios no hvfx

De acordo com a Diretora Clínica do HVFX, Sofia Loureiro dos Santos, estes rastreios são importantes para “os cidadãos perceberem que podem tomar conta da sua saúde”. Já na perspetiva da Enfermeira Diretora do HVFX, Ana Paula Eusébio, ação é importante na “promoção da saúde e prevenção da doença”.

No âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, a Unidade de AVC do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) saiu à rua para fazer rastreios à população. Segundo a diretora do Serviço de Neurologia do HVFX, esta foi “uma iniciativa para alertar a população para os diversos fatores de risco de acidentes vasculares, como a hipertensão, a diabetes, a obesidade e, ao mesmo tempo, esclarecer os sinais de alerta, os 3 F’s, face, força e fala”.

A ação contou com o apoio da Câmara Municipal de VFX. A vereadora Manuela Ralha destaca a importância destas iniciativas, uma vez que “permitem mostrar o trabalho que o hospital faz”. Ao mesmo tempo, a autarca considera que a ação serve também para “desmistificar a questão de que o hospital só serve para os cuidados de saúde mais críticos e agudos”.

Já o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, que também realizou o seu rastreio, considera que esta é uma forma de “as pessoas avaliarem a sua condição física e o risco de terem um AVC”. Para o edil, “em momentos de tanto stress como aqueles em que vivemos é sempre bom saber como estamos”.

A Diretora Clínica do HVFX, Sofia Loureiro dos Santos, destaca que estes rastreios são importantes para “os cidadãos perceberem que podem tomar conta da sua saúde”. Já a Enfermeira Diretora do HVFX, Ana Paula Eusébio, reforçou a importância da “promoção da saúde e prevenção da doença, neste caso do AVC”. No seu entender, esta doença “é altamente incapacitante”.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com