A Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria vai promover mais uma dádiva de sangue. A próxima decorre já no próximo sábado, dia 2, entre as 15h00 e as 19h30. A colheita será na sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria, no Bairro da CHEPSI.
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria vai promover mais uma sessão de dádiva de Sangue. A próxima sessão decorre já no próximo sábado, dia 2 de abril, entre as 15h00 e as 19h30. A colheita vai ser na sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria, no Bairro da CHEPSI.
Esta será a décima colheita que a Associação realiza este ano. Na colheita do passado dia 5 de março, estiveram presentes 38 dadores, dos quais três eram dadores de sangue pela primeira vez. No total, foram recolhidas 37 unidades de sangue.
Em fevereiro, a Associação organizou quatro sessões de colheita de sangue. Para além da dádiva de sangue, os dadores são também convidados a inscreverem-se como potenciais de Dadores de Medula Óssea. Em 2021, segundo a associação, foram realizadas 29 sessões de colheita de sangue, onde estiveram presentes mais de 1300 dadores. Deste número, 176 eram dadores pela primeira vez e 70 inscreveram-se ainda como dadores de Medula Óssea.
Para doar sangue, basta ter mais de 18 anos e menos de 65, pesar um mínimo de 50Kg e estar em boa saúde. No entanto, existem alguns motivos e condições que podem condicionar permanente ou temporariamente a elegibilidade como doador, mas a maioria das pessoas são elegíveis para doar. As mulheres podem doar sangue até três vezes por ano e os homens quatro.