Em 2022, a Câmara de Vila Franca de Xira vai celebrar os 90 anos do Colete Encarnado com um programa especial, que arranca já no próximo dia 2 de abril, sábado. Aos três dias habituais do evento, será introduzido mais um, o dia 30 de junho.
Após dois anos de interrupção, devido à pandemia, o Colete Encarnado está de regresso a Vila Franca de Xira. Em 2022, a autarquia vai celebrar os 90 anos do evento com um programa especial, que arranca já no próximo dia 2 de abril, sábado.
Neste dia, tem início a Semana da Cultura Tauromáquica, e que se estende até ao dia 10 de abril. A partir do dia 2 de abril, e durante 90 dias, “serão realizadas várias ações relacionadas com a tauromaquia, desde noites de Tertúlia, colóquios, visitas, exposições, filmes, demonstrações de toureio e da arte de pegar, animação musical e iniciativas destinadas a crianças e familiares”, explicou o presidente da Câmara de Vila Franca, Fernando Paulo Ferreira, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.
“Este programa é o resultado de várias semanas de reuniões com instituições, coletividades e outros players da tauromaquia”, acrescentou o autarca. O Colete Encarnado 2022 está marcado para os dias 30 de junho, 1, 2 e 3 de julho. O dia 30 de junho marca o arranque das 90 horas do evento, que em 2020 conquistou o Galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular”.
Estas 90 horas do Colete Encarnado iniciar-se-ão com uma travessia do Barco Varino e um buzinão junto à Ponte Marechal Carmona. No mesmo dia, tem início, no Celeiro da Patriarcal, uma exposição sobre os 90 anos do evento do Grupo de Forcados Amadores de VFX.
Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra será o campino homenageado em 2022
A homenagem ao Campino, principal figura do evento, está marcada para a tarde de sábado, 2 de julho. O objetivo é valorizar o papel deste trabalhador do campo e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica vila-franquense. Este é o ponto mais alto das Festas do Colete Encarnado, que reúne campinos e população no Largo da Câmara, e que inclui a deposição de Coroa de Flores junto ao Monumento ao Campino.
Nesta edição, o Campino nomeado para esta homenagem é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra, ao qual será entregue o pampilho de honra, um tributo póstumo a José Carlos Semeador. Já a espera de toiros do dia 3 de julho vai incluir uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmona.
Em 2022, a animação musical tem como destaques Quim Barreiros, António Zambujo, Carminho, Expensive Soul e os Lucky Duckies. Ao mesmo tempo, haverá ainda a Festa RFM e a atuação de artistas locais. O Colete Encarnado é o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira e exaltam a ligação do campo à cidade e a identidade vila-franquense.
Programa poderá ser alterado conforme o agravamento da pandemia
Na mesma conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Vila Franca garantiu que este programa poderá ser alterado caso o cenário se agrave devido à pandemia. No entanto, o autarca considera que, “tendo em conta o elevado número de vacinados em Vila Franca”, haverá “condições para realizar o conjunto do programa”.