O vila-franquense João Pereira (SL Benfica) e Miriam Martins (Grecas Vagos) sagraram-se vencedores da prova principal da Corrida das Lezírias, com os respetivos tempos de 49m30s e 1h01m58s.
O passado domingo, dia 13 de março, marcou o regresso da Corrida das Lezírias ao formato habitual. A corrida regressou ao interior da cidade de Vila Franca de Xira com mais de dois mil atletas participantes. O vila-franquense João Pereira (SL Benfica) e Miriam Martins (Grecas Vagos) sagraram-se vencedores da prova principal com os respetivos tempos de 49m30s e 1h01m58s.
A prova principal, de 15,5 quilómetros, incluiu a travessia da Ponte Marechal Carmona. Esta etapa contou com 1.300 corredores. Já a Mini Corrida, um percurso de cinco quilómetros entre o Parque Urbano de Vila Franca de Xira e Alhandra, atraiu 350 participantes e nas duas provas da “Corridinha” (400m e 800m) participaram 400 crianças.
Esta 27.ª edição ficou marcada pela manifestação de solidariedade prestada por todos os participantes e espectadores às vitimas e refugiados da guerra que emergiu na Europa. Antes da partida da prova principal, os participantes assinalaram um minuto de silêncio pelo povo ucraniano, apelando ao fim do conflito.
A Corrida das Lezírias é uma das provas mais emblemáticas do concelho de Vila Franca e o seu percurso junta a cidade e o campo. Este evento é uma organização da Câmara Municipal em parceria com a Xistarca e com o apoio da Companhia das Lezírias.
Em 2021, o evento realizou-se nos dias 29 e 30 de maio, e foi adaptado às restrições impostas pela Covid-19. Nesta edição houve horários de partida diferentes por escalão e não se realizou a Mini-Corrida e a Corridinha. A prova contou apenas com a corrida principal, que tinha uma distância de 10 quilómetros. De forma a evitar aglomerações, os atletas eram organizados de acordo com o tempo de prova que estimavam realizar.