Numa semana, a autarquia de Vila Franca de Xira, em colaboração com as corporações de bombeiros do concelho, conseguiu juntar cerca de 75 toneladas de bens, e que vão agora seguir para a Polónia, através do movimento ‘Portugal Unido pela Ucrânia’.
Entre os dias 3 a 9 de março, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira angariou cerca de 75 toneladas de bens para serem enviados para a Ucrânia. Recorde-se que a autarquia levou a cabo uma recolha de bens humanitários com o objetivo de apoiar os refugiados oriundos da Ucrânia. No total, serão cinco camiões que vão agora seguir para a Polónia.
Os bens vão ser enviados pelo movimento ‘Portugal Unido pela Ucrânia’. Segundo a autarquia, em nota de imprensa, foi também disponibilizada uma linha telefónica gratuita de apoio aos refugiados, mas também às famílias e amigos de ucranianos residentes no concelho.
Esta linha assegura que as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam ouvidas e auxiliadas com uma resposta adequada de suporte emocional. A linha é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, através do número 800 210 117.
De acordo com a autarquia, o atendimento será garantido por mediadores interculturais. Estes são assegurados através da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Alto Comissariado para as Migrações.
Ao mesmo tempo, a edilidade vila-franquense está também a desenvolver uma base de dados relativa a pessoas interessadas em hospedar refugiados. Todos os interessados devem formalizar a sua intenção através de e-mail para o endereço dhcs@cm-vfxira.pt ou presencialmente nas Juntas de Freguesia do concelho. Estas estão a trabalhar com o município na recolha desta informação.
A informação deverá conter nome e contacto telefónico, bem como o seu consentimento para uso de tais dados para estes fins. Os inscritos serão depois contactados pelos serviços do município.