Câmara de Vila Franca quer Loja do Cidadão em Alverca

loja do cidadão em alverca

No entanto, a instalação desta Loja do Cidadão em Alverca ainda está dependente da aprovação da candidatura, que entretanto já foi enviada, pela Agência da Modernização Administrativa (AMA).

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou na última reunião do executivo, a alteração do contrato com o hipermercado Auchan, em Alverca. O objetivo é instalar, naquele espaço, uma Loja do Cidadão. A proposta não foi bem recebida pelos eleitos da CDU, que querem que a mesma seja instalada numa zona mais central de Alverca, e de preferência em algum edifício municipal.

“Concordamos com a criação da Loja do Cidadão no concelho, mas não podemos concordar com a forma como o processo está a ser feito”, disse Joana Bonita, vereadora da CDU, durante a votação daquele ponto. Para Nuno Libório, também da CDU, o local onde se prevê instalar a Loja do Cidadão tem poucos acessos rodoviários, e “vai prejudicar quem não tem transporte próprio”.

No entanto, a instalação desta Loja do Cidadão em Alverca ainda está dependente da aprovação da candidatura, que entretanto já foi enviada. Se a Agência da Modernização Administrativa (AMA) a aprovar, o município terá de pagar aos donos do hipermercado Auchan cerca de 30 mil euros anuais em rendas, e ainda mais de seis mil euros por ano em despesas de condomínio, como contrapartida pela instalação do espaço.

No entanto, o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, justificou a escolha daquela localização para a instalação da Loja do Cidadão pelo facto de ser uma superfície comercial, um dos requisitos para a aprovação da candidatura e do consequente financiamento. Ana Afonso, vereadora da Coligação Nova Geração, não se opôs à localização da Loja do Cidadão, mas defende que se reforce o transporte público entre a estação ferroviária e o hipermercado.

A proposta, que será remetida à Assembleia Municipal, foi aprovada com os votos contra da CDU. Os vereadores comunistas apresentaram uma proposta que pretendia a instalação do espaço num edifício municipal, mas foi rejeitada com os votos contra do Partido Socialista, Nova Geração e Chega.

Estado quer abrir 20 Lojas do Cidadão e 300 Espaços Cidadão até ao final de 2026

Recorde-se que estas Lojas do Cidadão serão financiadas pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os espaços terão que abrir ao público, obrigatoriamente, até 31 de dezembro de 2023. Para além de Vila Franca de Xira, há ainda mais municípios interessados, os quais já fizeram a respetiva candidatura, que terminou na passada segunda-feira, dia 7 de março.

Para além da Loja do Cidadão em Alverca, está ainda prevista a instalação de um Espaço Cidadão em Vialonga. A ideia quer do Espaço Cidadão, quer da Loja, é reunir várias entidades e organismos públicos num só ponto. Até 2026, o Estado quer criar, em todo o país, mais 20 Lojas do Cidadão e 300 Espaços do Cidadão.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com