Vialonga vai ganhar Espaço Cidadão

espaço cidadão

Segundo o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, o processo para trazer o Espaço Cidadão para Vialonga já está em marcha, e no entender do autarca, tal só foi possível por vontade do novo presidente da Junta de Vialonga.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, no final de fevereiro, a instalação de um Espaço Cidadão em Vialonga. No entanto, os vereadores da CDU apresentaram uma proposta para a criação de uma Loja do Munícipe numa zona central da mesma freguesia, mas a proposta foi chumbada.

Segundo a autarquia, a Junta de Freguesia de Vialonga já “efetuou diligências junto da Câmara Municipal e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA)”. Segundo o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, o processo para trazer o Espaço Cidadão para Vialonga já está em marcha.

Ainda no entender do autarca, a concretização da ideia só foi possível por vontade do novo presidente da Junta de Vialonga, João Tremoço (PS), acrescentando que o anterior presidente, José António Gomes (CDU), nunca manifestou interesse no projeto.

A ideia deste Espaço Cidadão, enquanto estrutura de atendimento presencial e digital, é reunir várias entidades e organismos públicos num só ponto. O objetivo, segundo a proposta do Partido Socialista, é “facilitar a vida aos cidadãos e empresas”, ao mesmo tempo que se promove a “celeridade, desburocratização, eficácia e eficiência dos atos e procedimentos”.

Já a proposta da CDU, chumbada com os votos contra do PS e do Chega, e ainda com a abstenção dos vereadores da Coligação Nova Geração, previa a criação de uma Loja do Munícipe em Vialonga. O intuito seria permitir a “proximidade entre os serviços municipais e a população” na freguesia que, apesar de bastante populosa, não dispõe de serviços municipais, segundo a CDU.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com