A moção, apresentada pelo Chega, foi rejeitada com os votos contra do Partido Socialista (PS), do Bloco de Esquerda (BE) e da CDU e ainda com a abstenção do PSD. Os eleitos do movimento independente AIPMF votaram a favor do documento que pede a instalação de câmaras de videovigilância na freguesia.
A Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, rejeitou, na última reunião, uma moção que prevê a elaboração de um estudo sobre as áreas daquela freguesia onde devem ser instaladas câmaras de videovigilância. O documento foi apresentado pela bancada do Chega. O partido defende que, “nos últimos tempos, tem havido um aumento generalizado da perceção de insegurança por parte das populações na União das Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa”.
O Chega defende ainda que o estudo deve ser elaborado em conjunto com a PSP e a população, diligenciando, junto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a implementação deste estudo. Segundo aquele partido, a instalação dos equipamentos em pontos estratégicos da freguesia vai permitir “aumentar o sentimento de segurança da população”. A moção foi rejeitada com os votos contra do Partido Socialista (PS), do Bloco de Esquerda (BE) e da CDU e ainda com a abstenção do PSD.
Para o PS, a instalação destas câmaras vai trazer valores elevados para o erário público. No entanto, o mesmo partido defende ainda que os níveis de criminalidade na freguesia não justificam a instalação destes equipamentos, que põem em causa a privacidade dos cidadãos.
Já o Bloco defende que a moção apresentada pelo Chega não tem relação com as necessidades da freguesia e considera que os eleitos daquele partido devem primeiro “conhecer o panorama da criminalidade no concelho antes de partirem para o estudo”.
De acordo com Catarina Lourenço, a eleita pelo Bloco, “o crime mais praticado no concelho de Vila Franca de Xira é o da violência doméstica, que não se resolve com câmaras”. Recorde-se que, em todo o concelho existem 20 câmaras de videovigilância, todas elas distribuídas pelo passeio ribeirinho entre Alhandra e Vila Franca.