A decisão e atribuição das 20 bolsas de estudo foram aprovadas na reunião de câmara de 23 de fevereiro. Cada uma das bolsas tem o valor de 1.500€.
A Câmara de Vila Franca de Xira criou um programa de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior e residentes no concelho. No total, serão 20 bolsas de estudo que vão ser atribuídas aos alunos com idade igual ou inferior a 30 anos e cujo contexto socioeconómico seja menos favorável à continuidade dos seus estudos.
As candidaturas decorreram de 1 a 31 outubro. No total, foram registadas 78 candidaturas, sendo que 21 delas não apresentavam os critérios definidos pelo regulamento municipal. Foi ainda registada uma desistência pelo facto de a candidata ter recebido bolsa de estudo por parte de outra entidade.
No final, foram analisadas 56 candidaturas. A decisão e atribuição das 20 bolsas de estudo foram aprovadas na reunião de câmara de 23 de fevereiro. Cada uma das bolsas tem o valor de 1.500€. No entanto, e segundo a autarquia, a medida abrange também o regresso à educação e formação superior dos estudantes que tenham abandonado os estudos.
O objetivo da atribuição destas bolsas é aumentar os níveis de participação e de habilitações da comunidade. Assim, a autarquia pretende contribuir para um território inteligente, com uma população com oportunidades justas de formação e qualificação ao longo da vida.
Recorde-se que esta é uma iniciativa que a Câmara de Vila Franca de Xira leva a cabo todos os anos. Pode saber mais sobre a iniciativa através do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, ou através do contacto com o Departamento de Educação da autarquia, através do email educacao@cm-vfxira.pt.