A recolha de bens começa esta quinta-feira, dia 3 de março, e vai ser feita em todos os quartéis de Bombeiros do concelho. A iniciativa vai durar até quarta-feira, dia 9.
A Câmara de Vila Franca de Xira vai promover, a partir desta quinta-feira, dia 3 de março, uma iniciativa de recolha de bens para enviar para o povo ucraniano. As entregas podem ser feitas em todos os quartéis de Bombeiros do concelho, até ao dia 9 de março, quarta-feira.
As doações devem ser efetuadas em caixas de cartão, e sem misturar bens de diferentes categorias. Os bens mais prioritários são agasalhos, sacos de cama, mantas, lençóis, almofadas e toalhas. Já ao nível dos medicamentos e material médico necessários, os mais solicitados são ligaduras, pensos rápidos, Betadine, Biafine, paracetamol, ibuprofeno, antigripais, tesouras médicas, luvas esterilizadas, àgua oxigenada, algodão e compressas.
Ao mesmo tempo, também é necessário artigos de bebé e artigos de higiene. Se optar por doar alimentos, os mais pedidos são garrafas de água, vitaminas e energéticos, bolachas e chocolates, comidas enlatadas, sopas rápidas, arroz, massa, sal e açúcar.
A iniciativa conta com o apoio da Embaixada da Ucrânia na República Portuguesa. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira associou-se ao movimento “Portugal Unido pela Ucrânia”. A autarquia conta ainda com a parceria da Hipogest Transportes. Esta empresa vai assegurar a recolha dos bens nos diversos pontos de recolha associados ao movimento.
Posteriormente, a mesma vai entregar a mercadoria recolhida na Polónia, com o auxílio de parceiros. Para além da Câmara de Vila Franca de Xira, recorde-se que há mais organizações e autarquias da região que estão também a organizar recolhas de bens para enviar para a Ucrânia.