Para além das faturas em Braille, os SMAS de Vila Franca de Xira pretendem ainda iniciar a inclusão das pessoas com deficiência na informação prestada aos Balcões de Atendimento ao Público e na celebração dos contratos de água.
Numa parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira vão disponibilizar, durante o mês de março, a fatura da água em Braille. Para aderir, basta ligar para os SMAS, através do número 263 200 600 e dizer qual o nome do titular do contrato, o número de cliente, a morada completa e o contacto telefónico.
Ao mesmo tempo, os SMAS continuam a trabalhar com a ACAPO no sentido de continuar esta possibilidade de imprimir as faturas da água em Braille, informa a Câmara de Vila Franca de Xira em comunicado de imprensa. No entanto, e para além das faturas em Braille, os SMAS de VFX pretendem ainda iniciar a inclusão das pessoas com deficiência na informação prestada aos Balcões de Atendimento ao Público e na celebração do próprio contrato de fornecimento de água com novos clientes.
SMAS de Vila Franca de Xira apostam num serviço inclusivo aos munícipes
Esta aposta vem na sequência da implementação de políticas inclusivas nos serviços disponibilizados pelos SMAS. Em fevereiro deu-se início a uma transformação do site, de forma a prestar uma comunicação inclusiva. Neste aspeto, os SMAS disponibilizam o serviço VirtualSign, onde um “Avatar” interpreta para Língua Gestual Portuguesa (LGP) todo o seu conteúdo.
Para além disso, está ainda disponível o Readspeaker Webreader, que converte de texto para voz, o que permite uma interação mais personalizada com os conteúdos do site a pessoas cegas ou de baixa visão. Contudo, os SMAS pretendem dar continuidade a este tipo de comunicação inclusiva.