Câmara de VFX dá novo passo para expansão do Parque Linear do Estuário do Tejo

Parque Linear do Estuário do Tejo

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, aprovou a celebração de um protocolo com a Força Aérea Portuguesa, de forma a concluir o Trilho do Tejo e a construção do Trilho das Comportas, em Alverca. Este protocolo constitui mais um passo na expansão do Parque Linear do Estuário do Tejo.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou na última reunião de câmara, a celebração de um protocolo com a Força Aérea Portuguesa. O objetivo é a execução da primeira fase do projeto de expansão do Parque Linear do Estuário do Tejo entre Alverca e o Sobralinho. Espera-se que, até 2023, esta ligação esteja totalmente construída.

O protocolo vai permitir, através da colaboração entre as duas entidades, a conclusão do Trilho do Tejo e a construção do Trilho das Comportas. Ambos os trilhos vão constituir um caminho ribeirinho entre o Aeródromo do Complexo Militar de Alverca e o rio Tejo.

Estas intervenções vão permitir, no futuro, uma frente ribeirinha totalmente ciclável, transformando o parque como um importante corredor verde da Área Metropolitana de Lisboa (AML). O objetivo é interligar os 22 quilómetros da margem direita do Tejo com um longo passeio junto ao rio.

Segundo a edilidade vilafranquense, os caminhos ribeirinhos são importantes para a vida das pessoas, uma vez que constituem espaços de lazer e próprios para a realização de atividade física. Ao mesmo tempo, permitem ainda descompressão urbanística, e o contacto com o Rio Tejo.

Parque Linear do Estuário do Tejo ligará os concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa

O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo é considerado um caso de sucesso, face à grande adesão e índices de satisfação por parte da população. O objetivo é criar um corredor ribeirinho de 22 quilómetros que vai desde Vila Franca de Xira a Lisboa, e que atravessa o concelho de Loures.

A primeira fase da requalificação da frente ribeirinha, dentro dos limites do concelho de Vila Franca de Xira, começou na Póvoa de Santa Iria, cujo troço foi inaugurado em 2018. Um ano antes, coube à autarquia de Loures abrir o troço que se inicia junto à estação de comboios de Santa Iria de Azóia, constituindo um percurso pedonal de 740 metros.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com