Santo Estevão perde médico de família

medico deixa santo estevão

O médico não tinha vínculo contratual com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, o que lhe permitiu sair de Santo Estevão em menos de um ano e transferir-se para São Miguel, nos Açores.

A freguesia de Santo Estevão, no concelho de Benavente, perdeu o médico de família que ali estava em funções desde o verão do ano passado. A novidade foi dada em reunião do executivo da Câmara de Benavente pelo presidente da autarquia, Carlos Coutinho.

Em resposta à vereadora Sónia Ferreira (PSD), o autarca explicou que a saída deste médico prende-se exclusivamente por “motivos pessoais”. De acordo com Coutinho, o clínico não tinha vínculo contratual com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, o que lhe permitiu sair de Santo Estevão em menos de um ano e transferir-se para São Miguel, nos Açores.

Para já, e para resolver o problema, a Câmara Municipal de Benavente está em negociações com a Santa Casa de Benavente. O objetivo é conseguir que uma médica venha fazer 20h semanais em Santo Estevão. “Em breve, iremos ter uma reunião com o Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES) para avançar com um protocolo”, afirmou ainda Carlos Coutinho, no entanto, sem dar garantia que a medida se cumpra.

Dificuldade em captar médicos leva a “situação caótica” no ACES Estuário do Tejo

O presidente da Câmara de Benavente falou ainda que a dificuldade em captar médicos para a região está a levar a uma “situação caótica” no ACES do Estuário do Tejo. Este agrupamento inclui, para além de Benavente, os concelhos de Vila Franca de Xira, Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer.

“O ACES não está a conseguir contratar médicos, nem mesmo através das empresas de prestação de serviços”, lamentou Carlos Coutinho, que garantiu que a autarquia está a fazer de tudo para resolver a questão, não só em Santo Estevão, mas em todo o concelho de Benavente.

Para o vereador do PSD Luís Feitor, uma das soluções para resolver o problema em Santo Estevão, enquanto não se encontrar outro médico, seria a “oferta de planos de saúde aos munícipes afetados”.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com