Os equipamentos serão instalados assim que a autarquia conseguir luz verde do INEM, responsável pela formação do uso dos desfibrilhadores.
Os pavilhões municipais de Castanheira do Ribatejo, Sobralinho e Arcena vão receber desfibrilhadores automáticos até março. A garantia já tinha sido deixada pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, e foi agora reforçada, por João Pedro Baião, vereador com o pelouro das Obras e Infraestruturas.
A compra dos três equipamentos já está adjudicada. Os mesmos serão instalados assim que a autarquia conseguir luz verde do INEM, responsável pela formação do uso dos desfibrilhadores. Em reunião de câmara, David Pato Ferreira, vereador da Coligação Nova Geração, defendeu o alargamento da instalação dos desfibrilhadores aos restantes equipamentos desportivos do concelho, assim como a respetiva formação em Suporte Básico de Vida (SBV).
Contudo, esta instalação vai ser realizada numa segunda fase do processo, garantiu ainda João Pedro Baião. Em 2021, a Câmara de Vila Franca de Xira investiu mais de 72 mil euros para instalar os DAE nas escolas do concelho.
Investimento custou 20 mil euros
Em 2019, a autarquia instalou estes Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nas Piscinas Municipais e em alguns pavilhões municipais do concelho. No entanto, os três pavilhões que vão agora receber os equipamentos ficaram de fora. O investimento rondou os 20 mil euros e marcou a adesão por parte da Câmara de Vila Franca de Xira ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (Programa DAE).
Esta adesão incluiu a aquisição, assistência, gestão e manutenção dos equipamentos. Ao mesmo tempo, os funcionários afetos ao uso do DAE receberam formação e certificação para trabalhar com os equipamentos. Ficou também designado o respetivo responsável médico, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.
Um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento utilizado em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) e tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax. Após esta carga, o coração volta a contrair e bombear sangue para o corpo, nomeadamente, para o cérebro e coração. Para utilizar um DAE, o utilizador deve formação em Suporte Básico de vida (SBV).