Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, garantiu que vai pressionar o Governo, logo que esteja formado, para a realização das obras no Mouchão da Póvoa.
O Ministério do Ambiente garantiu à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que as obras no Mouchão da Póvoa vão arrancar este ano. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, que esteve reunido com o Ministério do Ambiente no início do mês de janeiro.
O Mouchão da Póvoa necessita de obras de reparação, sendo que a situação que já se arrasta há cerca de cinco anos. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, na última reunião, uma moção que exorta o Governo para a realização da intervenção.
O vereador do Chega, Barreira Soares, votou contra a proposta, por considerar que o documento não “acrescenta nada ao processo”, mas mostrou a sua disponibilidade para pressionar o novo Governo para a realização das obras. Os restantes vereadores do executivo votaram a favor.
No entanto, Nuno Libório, vereador da CDU, questionou Fernando Paulo Ferreira sobre a gestão do Mouchão e reforçou que este deve ser gerido pelo Estado. O edil acusou o autarca de estar a “introduzir fantasmas” e garantiu pressionar o Governo, logo que esteja formado, para a realização das obras no Mouchão da Póvoa.
“A garantia que o Ministério do Ambiente me deu é de que o concurso avança este ano. O lançamento do concurso não está dependente do novo Orçamento de Estado”, acrescentou Fernando Paulo Ferreira. O autarca adiantou ainda que “o processo administrativo terá lugar nos próximos meses”.
Obras vão ser feitas com recurso a fundos europeus
Ao jornal Público, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse que está a preparar uma candidatura ao Compete 2020. O objetivo é conseguir ter a verba necessária para a realização das obras, incluindo a execução do projeto e da empreitada.
Em 2018, o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou um investimento de 1,07 milhões de euros para reparar o Mouchão da Póvoa. No entanto, a obra não avançou porque os encargos eram superiores a esse valor. O Mouchão da Póvoa é uma ilhota situada no Estuário do Tejo, pertencente à União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, e atualmente necessita de obras de intervenção devido ao estrago num dos diques e numa porta de água.