Ministério do Ambiente quer arrancar este ano com obras no Mouchão da Póvoa

ministério do ambiente garante obras no mouchao da povoa

Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, garantiu que vai pressionar o Governo, logo que esteja formado, para a realização das obras no Mouchão da Póvoa.

O Ministério do Ambiente garantiu à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que as obras no Mouchão da Póvoa vão arrancar este ano. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, que esteve reunido com o Ministério do Ambiente no início do mês de janeiro.

O Mouchão da Póvoa necessita de obras de reparação, sendo que a situação que já se arrasta há cerca de cinco anos. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, na última reunião, uma moção que exorta o Governo para a realização da intervenção.

O vereador do Chega, Barreira Soares, votou contra a proposta, por considerar que o documento não “acrescenta nada ao processo”, mas mostrou a sua disponibilidade para pressionar o novo Governo para a realização das obras. Os restantes vereadores do executivo votaram a favor.

No entanto, Nuno Libório, vereador da CDU, questionou Fernando Paulo Ferreira sobre a gestão do Mouchão e reforçou que este deve ser gerido pelo Estado. O edil acusou o autarca de estar a “introduzir fantasmas” e garantiu pressionar o Governo, logo que esteja formado, para a realização das obras no Mouchão da Póvoa.

“A garantia que o Ministério do Ambiente me deu é de que o concurso avança este ano. O lançamento do concurso não está dependente do novo Orçamento de Estado”, acrescentou Fernando Paulo Ferreira. O autarca adiantou ainda que “o processo administrativo terá lugar nos próximos meses”.

Obras vão ser feitas com recurso a fundos europeus

Ao jornal Público, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse que está a preparar uma candidatura ao Compete 2020. O objetivo é conseguir ter a verba necessária para a realização das obras, incluindo a execução do projeto e da empreitada.

Em 2018, o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou um investimento de 1,07 milhões de euros para reparar o Mouchão da Póvoa. No entanto, a obra não avançou porque os encargos eram superiores a esse valor. O Mouchão da Póvoa é uma ilhota situada no Estuário do Tejo, pertencente à União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, e atualmente necessita de obras de intervenção devido ao estrago num dos diques e numa porta de água.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com