O diagnóstico é gratuito e vai estar disponível para as mulheres entre os 50 e os 69 anos. A Unidade Móvel da Liga Portuguesa contra o Cancro vai estar no Quartel dos Bombeiros de Benavente entre os dias 2 a 16 de fevereiro. Após essa data, a unidade móvel segue para Azambuja.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar, a partir desta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a fazer rastreios grátis ao Cancro da Mama. A unidade móvel estará no Quartel dos Bombeiros de Benavente. Os rastreios terminam a 16 de fevereiro e vão funcionar até essa data das 09h20 às 13h e das 14h às 17h40, de segunda a sexta-feira.
O diagnóstico está disponível para as mulheres entre as 50 e os 69 anos. O rastreio é realizado em parceria com a Associação Regional Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Estuário do Tejo.
Azambuja também vai receber os rastreios
Depois de passar por Benavente, a Unidade Móvel da LPCC vai deslocar-se até Azambuja. Entre os dias 18 e 28 de fevereiro, a mesma estará a fazer os rastreios do Cancro da Mama nas mulheres com idades entre os 50 e 69 anos.
O atendimento nesta Unidade Móvel será também nos dias úteis, entre as 09h20 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h40, no Páteo Valverde, em Azambuja. Os rastreios serão realizados em conformidade com as normas de segurança sanitária.
Segundo um inquérito lançado pelo Núcleo Regional do Sul da LPCC, e citado em comunicado de imprensa, cerca de 97% das utentes que realizaram rastreios nos últimos dois anos sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e pela equipa técnica.
Todos os anos são detetados cerca de sete mil casos de cancro da mama
Em Portugal, anualmente são detetados cerca de sete mil novos casos de cancro da mama, sendo que cerca de 1800 mulheres morrem com a doença. Para minimizar os números, é importante que se faça o diagnóstico precoce, através do exame clínico e da mamografia.