Mais de 120 mil eleitores da região votaram para escolher os deputados da Assembleia da República

eleicoes legislativas 2022

A nível nacional, foram mais de cinco milhões de eleitores que escolheram os 230 deputados que vão constituir a Assembleia da República nos próximos quatro anos.

Mais de 120 mil eleitores da região, distribuídos pelos concelhos de Vila Franca de Xira, Benavente, Alenquer, Azambuja e Cartaxo, votaram nas eleições legislativas que se realizaram este domingo, dia 30 de janeiro. Recorde-se que este ato eleitoral tem como objetivo a escolha dos deputados que fazem parte da Assembleia da República.

No concelho de Vila Franca de Xira, votaram mais de 71 mil eleitores, dos quais mais de 33 mil votaram no Partido Socialista. Já cerca de 11 mil eleitores votaram no Partido Socialista e quase 6500 pessoas votaram no Chega. O quatro partido mais votado no concelho vila-franquense foi a CDU, com mais de seis mil votos.

No concelho vizinho de Alenquer, foram mais de 21 mil os eleitores que foram ás urnas. O Partido Socialista foi também o partido mais votado neste concelho, com quase 10 mil votos. O PSD foi o segundo partido mais votado, com cerca de 4500 votos. O Chega teve mais de 2100 votos e mais de 1500 eleitores votaram na CDU.

Ainda no distrito de Lisboa, no concelho de Azambuja, foram mais de 10 mil eleitores que votaram este domingo. O partido mais votado foi o Partido Socialista (PS), que reuniu 4454 votos. O segundo partido mais votado, foi o Partido Social Democrata (PSD), com 1982 votos. Já o Chega, com um total de 1010 votos, foi a terceira força política mais votada em Azambuja e a CDU a quarta, com 793 votos.

Distrito de Lisboa elege 48 deputados para a Assembleia da República

No distrito de Lisboa, onde fazem parte os concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer e Azambuja, foram eleitos 48 deputados para a Assembleia da República, sendo 21 do Partido Socialista, 13 do PSD, quatro do Chega e outros quatro da Iniciativa Liberal.

A CDU vai ter dois deputados na Assembleia da República, assim como o Bloco de Esquerda. Já o Livre e o PAN elegeram, em Lisboa, um deputado cada um.

PS foi o partido mais votado nos concelhos do Cartaxo e de Benavente

Já nos concelhos do Cartaxo e de Benavente, cujas autarquias são geridas pelo PSD e pela CDU, respetivamente, o Partido Socialista foi o partido mais votado nas legislativas. No Cartaxo, foram mais de 11 mil as pessoas que votaram nas eleições para a Assembleia da República, onde mais de cinco mil votaram no PS. O PSD teve mais de 2600 votos e o Chega mais de 1200 votos. A CDU teve, no concelho do Cartaxo, 634 votos.

Já em Benavente, foram mais de 13 mil eleitores que votaram. Mais de 5100 eleitores escolheram o PS e quase três mil votaram no PSD. Á semelhança dos concelhos vizinhos, o Chega foi o terceiro partido mais votado, com cerca de dois mil votos, e a CDU, partido que venceu as eleições autárquicas em Benavente, foi a quarta força política mais votada no concelho, com 1119 votos.

No distrito de Santarém, onde fazem parte os dois concelhos, foram mais de 218 mil os eleitores que votaram para a Assembleia da República. O distrito de Santarém elege nove deputados para o Parlamento. Deste total, cinco são do Partido Socialista, três do PSD e um do Chega.

PS foi também o partido mais votado a nível nacional nas legislativas

A nível nacional, o PS foi também o partido mais votado pelos portugueses, tendo sido eleitos 117 deputados. A Assembleia da República vai ser ainda constituída por 71 deputados do PSD; 12 do Chega; oito da Iniciativa Liberal; cinco do Bloco de Esquerda (BE); e mais seis da CDU. Rui Tavares, do Livre, e Inês Sousa Real, do PAN, são os dois últimos deputados eleitos para a Assembleia da República.

Contudo, convém recordar que estes são os resultados apenas a nível nacional, uma vez que ainda estão a ser contados os votos dos emigrantes, que vão ditar a eleição de mais quatro deputados. No total, a Assembleia da República é composta por 230 deputados, que neste ato eleitoral foram escolhidos por mais de cinco milhões de eleitores em todo o país.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com