Câmara de VFX lança projeto para implementar trotinetas elétricas

trotinetes bird

Numa primeira fase, estes sistemas vão ser instalados na frente ribeirinha do concelho, mas é intenção da autarquia alargá-los a outros locais dentro do concelho de Vila Franca de Xira.

O Município de Vila Franca de Xira aprovou, na reunião de Câmara que se realizou nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, um projeto-piloto de implementação de um sistema de trotinetas com motor elétrico, partilhadas e sem doca em algumas áreas do território, nomeadamente na frente ribeirinha do concelho.

Para a implementação deste projeto, a autarquia vai contar com o apoio da empresa BIRD, um dos maiores operadores a atuar em Portugal, e com larga experiência em outros municípios. O protocolo, acrescenta a edilidade, vai permitir que esta tenha a oportunidade de adquirir experiência e conhecimento, de forma a que, a médio prazo, estes sistemas sejam alargados a outros locais no concelho de Vila Franca de Xira.

A aprovação deste sistema faz parte de uma estratégia adotada pela autarquia que visa trazer para o concelho novos modos de mobilidade, em especial a mobilidade sustentável, que, no entender da Câmara de Vila Franca de Xira, é uma condição necessária ao combate às alterações climáticas e ao aumento da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, é ainda intenção da autarquia, encorajar e promover o uso de modos alternativos ao automóvel particular dentro do concelho.

Sistema de trotinetes partilhadas já foi adotado em vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa

Lisboa foi a primeira cidade da Área Metropolitana de Lisboa a aderir a este sistema de trotinetes partilhadas. A capital portuguesa disponibilizou o serviço pela primeira vez em 2018, através da empresa Lime, e tem atualmente centenas de locais espalhados por toda a cidade onde se pode levantar uma trotinete, e promovidas por várias empresas de partilha, entre as quais a BIRD, a mesma empresa que irá operar em Vila Franca de Xira.

Um ano depois, em 2019, o sistema chegou aos concelhos de Almada e Cascais, através da empresa CIRC (entretanto comprada pela BIRD). Ainda na mesma altura, a empresa implementou o projeto ‘Lisbon Beach Link’, como forma de promover a deslocação sustentável até às praias da Costa da Caparica. A ideia era conjugar o uso das trotinetes com o barco que liga as estações fluviais de Belém e da Trafaria.

Já em 2021, a BIRD disponibilizou 200 trotinetes por 36 postos de recolha em Cascais, conforme informação disponibilizada no site oficial da Câmara de Cascais. O uso destas trotinetes partilhadas, com cada vez mais adesão pelos utilizadores, requer a instalação de uma APP (aplicação para telemóvel) para desbloquear as trotinetes, que deverão ser parqueadas no local destinado após a utilização, a qual tem um custo de 0,15€ por minuto.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com