Os Bombeiros de Samora Correia recusam serem os responsáveis pelo atraso na implementação de medidas que obriguem os condutores a reduzir a velocidade na Rua dos Operários Agrícolas e chegam mesmo a acusar o vereador Hélio Justino de dizer “inverdades” na reunião de Câmara do passado dia 20 de dezembro, aquando da discussão sobre o excesso de velocidade praticado pelos condutores naquela rua.
O comandante dos Bombeiros de Samora Correia nega as acusações de Hélio Justino na reunião do executivo do passado dia 21 de dezembro, no qual afirma que foi um parecer desfavorável dos Bombeiros que estava a atrasar a colocação destas lombas.
Em nota de imprensa, Miguel Cardia admite que o processo teve início em 2018, e acrescenta ainda que, em reunião realizada entre várias entidades da Proteção Civil e da divisão de obras da Câmara Municipal de Benavente, em abril de 2021, ficou decidido que a solução ideal seria “a implementação de mais duas passadeiras (passando a quatro), correção de estacionamentos para aumento da visibilidade e implementação de outras medidas complementares”.
No entanto, nos documentos remetidos aos bombeiros, em outubro de 2021, apenas vinha referenciada a colocação de duas passadeiras, o que levou então ao parecer desfavorável. “O Eng° António Manuel Cardoso ficou de materializar essa solução em planta e enviar a este corpo de bombeiros e à GNR para emissão de parecer; no entanto, a 27 de maio, como nada ainda nos tinha chegado, foi solicitado por ofício ao Sr. Presidente da Câmara o seu envio, sendo que a resposta só chegou a 20 de outubro (6 meses após)”, acrescenta Miguel Cardia.
Assembleia de Freguesia de Samora Correia aprova recomendação para implementação de medidas de segurança na Rua dos Operários Agrícolas
Os eleitos do PSD na Assembleia de Freguesia de Samora Correia, Carlos Salvador e Paula Rêgo, apresentaram na última reunião uma recomendação para que sejam criadas várias passadeiras de peões desniveladas, devidamente sinalizadas. A recomendação foi aprovada por unanimidade.
Na base deste parecer, estão “as características especiais da via, onde são praticadas velocidades muito acima dos 50Km/h permitidos, não só no período da noite mas também durante o dia”. Esta rua, com cerca de 2,5km, está dentro da área urbana de Samora Correia, com muitas habitações, entradas de garagem e alguns cruzamentos.
Os eleitos do PSD alertaram ainda para o facto de não existir nenhuma passadeira de peões numa extensão de 1,8km. Em outubro, três pessoas ficaram feridas após um despiste naquela rua.