No próximo dia 30 de dezembro, quinta-feira, assinalam-se os 70 anos da abertura da Ponte Marechal Carmona. Para tal, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai abrir ao público a exposição, “A (re)afirmação de um elemento identitário – 70 anos da Ponte Marechal Carmona”, desenvolvida pelo Museu Municipal em parceria com a Infraestruturas de Portugal.
A exposição está patente no Museu Municipal até outubro de 2022, com entrada livre e segundo as normas da Direção-Geral da Saúde, explica a autarquia.
A Ponte Marechal Carmona, inaugurada a 30 de dezembro de 1951, constitui a ligação entre o Norte e o Sul do país, ligando os distritos de Santarém e Lisboa. Esta infraestrutura assumiu ainda uma forte predominância no desenvolvimento das atividades económicas e na mobilidade a nível local e nacional, assegurando de forma mais eficaz o transporte de passageiros e mercadorias.
A construção desta ponte, foi à data, a mais dispendiosa empreitada adjudicada pelo Estado Português e é uma das mais importantes estruturas erguidas em Portugal nos anos 50 do século XX. Hoje, a ponte é mais conhecida como a Ponte de Vila Franca, e é uma marca incontornável, não só da paisagem, mas também da própria identidade vilafranquense.
No entanto, estava ainda marcado um evento comemorativo desta efeméride, que incluía a travessia simbólica do Rio Tejo em embarcações dos Avieiros, um cortejo do Cabo da Lezíria para as ruas de Vila Franca de Xira com a participação de campinos, viaturas clássicas e a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, mas devido ao reforço das medidas de controlo da pandemia anunciadas a 21 de dezembro’21, o evento foi cancelado.