Câmara de VFX quer investir 10 milhões de euros em habitação pública

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Instituto da Habitação e a Reabilitação Urbana (IHRU) firmaram na passada sexta-feira, dia 17 de dezembro, o acordo de colaboração para a implementação do “1.º Direito” – Programa de apoio ao Acesso à Habitação, nos Paços do Município, em Vila Franca de Xira.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que apresentou um programa que prevê que nos próximos quatro anos sejam construídos fogos municipais e sejam reabilitadas várias casas municipais devolutas, visando a promoção do arrendamento acessível.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, adiantou ainda que o município quer investir cerca de 10 milhões de euros “no seu programa de construção de habitação publica a custos controlados, para o benefício de 111 famílias, previamente identificadas como não dispondo de habitação digna no nosso concelho”.

O autarca sublinhou ainda “que a habitação pública pode contribuir para avançar com o empoderamento das classes médias e sobretudo dos jovens e queremos apresentar soluções de renda acessível para um público mais vasto e que anseia por uma oportunidade de sair de casa dos pais, construir novas famílias ou fixar-se” em Vila Franca de Xira.

O protocolo foi homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves e o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho. Recorde-se que o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação “1.º Direito” tem como objetivo promover o direito a uma habitação condigna e enquadra-se na Estratégia Local de Habitação de Vila Franca de Xira, instrumento aprovado em Assembleia Municipal em 25 de maio de 2021.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com