A Unidade De Controlo Costeiro, com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), detetou movimentos suspeitos na zona de Alverca, tendo apreendido uma embarcação de Alta Velocidade na passada terça-feira, dia 14 de dezembro.
No local, constatou-se que a embarcação se encontrava abandonada, sem registo e equipada com três motores de elevada potência, contendo no seu interior diversos equipamentos de navegação (que permitem a navegação em alto mar) e cerca de 140 jerricans de combustível.
Segundo a GNR, em comunicado, este material indicia a prática de ilícitos criminais, acrescentando o facto da embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com adulteração dos carateres identificativos dos motores. No seguimento das diligências policiais, procedeu-se à apreensão da embarcação, de 5000 litros de gasolina armazenados em jerricans e dos diversos equipamentos transportados na embarcação.
Foi elaborado auto de notícia e os factos foram remetidos para o Tribunal da Comarca de Vila Franca de Xira. A Unidade de Controlo Costeiro é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da GNR em toda a extensão da costa e no mar territorial.
Compete-lhe, ainda, gerir e operar o SIVICC, o qual visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia.