Cerca de 300 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 chegaram esta segunda-feira a Portugal, prevendo-se a vinda de mais 460 mil em janeiro de 2022, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
As 300 mil doses de vacinas pediátricas chegaram a Arazede, no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, por volta das 08h30, ficando aqui armazenadas até seguirem para serem ministradas a crianças com idades compreendidas entre os cinco e os 11 anos.
“Em janeiro vamos receber cerca de 460 mil doses de formulações pediátricas, cerca de cento e poucas mil doses por semana. As doses vão chegar gradualmente até ao conjunto global de cerca de 1,5 milhões de doses de formulação pediátrica”, acrescentou António Lacerda Sales.
De acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que esteve na receção às vacinas pediátricas, estas são todas da Pfizer. “É um dia muito importante porque viemos receber 300 mil doses de formulação pediátrica. Simultaneamente chegaram também mais de 500 mil doses de vacinas convencionais para adulto”, informou o governante, que deixou ainda uma mensagem de confiança na ciência, no plano de vacinação, na logística e nos profissionais de saúde.
Recorde-se que a vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos vai arrancar no próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 de dezembro, numa ação decorrerá até 13 de março e por faixas etárias.
Lusa
PUB