Devido à evolução da situação epidemiológica em Portugal e nos restantes Estados-Membros da União Europeia, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira entendeu cancelar a Gala de Mérito e Excelência Escolar, marcada para esta terça-feira, dia 30 de novembro, no Ateneu Artístico Vilafranquense.
O evento, recorde-se, seria para homenagear os alunos do concelho que se distinguiram no ano letivo 2020/2021. Aqui, seriam atribuídos os prémios de mérito e excelência escolares a alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, abrangendo todos os agrupamentos de escolas do concelho, bem como o Colégio José Álvaro Vidal, a Escola Secundária Gago Coutinho e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo – Pólo da Póvoa de Santa Iria.
No total, seriam distinguidos com o Prémio de Mérito 30 alunos do 2.º ciclo, 30 alunos do 3.º ciclo e 22 alunos do ensino secundário. Nove alunos seriam distinguidos com o Prémio de Excelência. Esta iniciativa integra-se na celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se comemora a 30 de novembro, rede da qual o Município de Vila Franca de Xira é membro desde 2008.
A atribuição destes prémios, segundo a autarquia, consiste numa medida de incentivo ao sucesso escolar, através da qual pretende-se reconhecer nos alunos a assiduidade, o esforço e o desempenho escolar, assim como o trabalho em ações meritórias em prol da comunidade.