Realizou-se esta sexta-feira, dia 22 de outubro, a primeira reunião do executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira após a tomada de posse, que se realizou no passado dia 18, segunda-feira. Nesta reunião, foram divulgados os pelouros e responsabilidades de cada vereador, assim como a fixação dos vereadores a tempo inteiro e a tempo parcial. Ao contrário do mandato anterior, só os vereadores do Partido Socialista (PS) é que vão ter pelouros atribuídos.
O presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, vai ter sob sua gestão direta o Urbanismo e a Requalificação Urbana, a área de Investimento, Economia e Inovação, a Proteção Civil, Turismo, Comunicação e também a Infraestrutura Tecnológica, a Administração Geral e os Assuntos Jurídicos.
Marina Tiago (PS), vai ter a seu cargo a Educação, Ambiente e Gestão do Espaço Público, as Atividades Económicas e a Gestão de Recursos Humanos. Arlindo Dias (PS), que vai trabalhar em regime de meio tempo, será o vereador responsável pelo Planeamento Financeiro e pela Gestão Financeira, bem como pela Auditoria e Qualidade, sendo também vogal no Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira.
Manuela Ralha (PS) ficará com os pelouros da Cultura, Museus, Património Histórico, Bibliotecas e Arquivo, a Habitação e Coesão Social, Toponímia e a área da Alimentação e Veterinária. O vereador João Pedro Baião (PS) será o Presidente do Conselho de Administração dos SMAS, tendo ainda a seu cargo a área das Obras, Viaturas e Infraestruturas, o Apoio ao Movimento Associativo e Juventude, o Desporto e a Manutenção de Equipamentos Municipais.
A vereadora Ana Afonso, da Coligação Nova Geração, é vogal do Conselho de Administração dos SMAS. Joana Bonita, Nuno Libório e Anabela Barata Gomes da CDU, assim como David Pato Ferreira da Coligação Nova Geração e Barreira Soares do Partido Chega serão vereadores sem pelouros atribuídos.
O executivo municipal da Câmara de Vila Franca é composta por 11 autarcas, incluindo o presidente da autarquia.