Assembleia de Freguesia de Samora Correia pede a construção de um canil na freguesia

A Assembleia de Freguesia de Samora Correia, na sua reunião do passado dia 28 de setembro, aprovou, por unanimidade, uma recomendação que pede um aumento do apoio aos animais errantes no concelho de Benavente. O documento, apresentado pelos eleitos independentes Nelson Lopes e Paula Rêgo, sublinha que “no concelho, as associações de apoio animais e o canil municipal não conseguem dar resposta”, pelo que é necessária a criação de uma equipa de resgate animal composta pelo veterinário municipal, funcionários da autarquia e voluntários equipados com uma viatura adaptada para a recolha dos animais errantes, assim como a construção de um novo canil na freguesia.

Para além disso, o mesmo documento pede ainda que a Câmara de Benavente crie um protocolo com as associações de bombeiros do concelho para disponibilizarem voluntários com conhecimentos “em resgate e socorro”. A Assembleia de Freguesia de Samora Correia sugere também a construção de um crematório no canil municipal, assim como a celebração de contratos com as clínicas veterinárias do concelho para garantir, em regime de rotação, um serviço de urgência a qualquer hora do dia.

A mesma recomendação pede ainda que a autarquia promova campanhas de sensibilização contra o abandono animal, criando uma plataforma com informação sobre os direitos dos animais e direitos e deveres dos cuidadores. Sobre o financiamento destas propostas, a Assembleia de Freguesia de Samora Correia concorda que a autarquia se candidate a programas de apoio à esterilização com fundos nacionais e europeus, assim como as receitas provenientes de taxas associadas aos animais de companhia sejam encaminhadas para estes projetos.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com