O Curso Básico de Teatro (CBT) vai subir a palco no Conservatório Regional Silva Marques, situado na Sociedade Euterpe Alhandrense, em Alhandra. A iniciativa decorre de uma parceria com a ACE – Escola de Artes e dá a oportunidade aos seus alunos de experimentar, aprender e vivenciar o Teatro.
Este curso, desenhado por Sílvia Correia, doutoranda pela Universidade do Porto e investigadora no Centro de Investigação Transdisciplinar (CITCEM), encontra-se em fase de homologação pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), contando com o apoio e acompanhamento do Ministério da Educação.
Este é o primeiro ano letivo que o curso é administrado no distrito de Lisboa. Até ao momento, o mesmo já se encontra implementado em cidades como Famalicão, Braga, Vila do Conde, Santo Tirso e Porto. Futuramente espera-se possibilitar aos alunos a frequência do curso em regime integrado, articulado ou supletivo, explica a Sociedade Euterpe Alhandrense em nota de imprensa.
Os objetivos desta formação, lecionada em regime livre, são facultar os conhecimentos necessários à compreensão das manifestações estéticas e culturais e o aperfeiçoamento da expressão artística dos alunos, ao mesmo tempo que os prepara para prosseguir estudos a nível profissional, embora também possa servir para a aquisição de ferramentas de comunicação e de criatividade.
Para o ano letivo 2021/2022 vão abrir três turmas: Iniciações (dos 6 aos 10 anos); Básico (dos 11 aos 15 anos); e turma de Adultos (a partir dos 16 anos).