Câmara de VFX inaugura este sábado duas exposições sobre o passado de Alverca

Este sábado, dia 2 de outubro, pelas 16h00, vão ser inauguradas, no Núcleo de Alverca do Museu Municipal, duas exposições que evocam a memória do passado recente de Alverca do Ribatejo.

A primeira, designada “MAGUE: Espaço de Memórias”, apresenta o resultado do trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Museu Municipal de Vila Franca de Xira – Núcleo de Alverca, de recolha de documentação, fotografias e alguns objetos respeitantes à história desta empresa, que foi determinante no desenvolvimento social e económico de Alverca, a partir dos anos 50.

A mostra, que estará patente até dia 31 de dezembro de 2022, é valorizada com a apresentação de dois modelos 3D de guindaste e grua que à época foram desenvolvidos pela MAGUE, modelos esses recentemente adquiridos pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A segunda exposição, que estará patente até ao dia 31 de agosto de 2023, tem o nome de “Vila de Alverca do Ribatejo: 1900-1990”, e pretende mostrar a história da antiga vila de Alverca ao longo do século XX. A ideia é mostrar, ao longo de 90 anos, a transformação desta localidade, marcada pela industrialização e pela fixação de muitas famílias que aqui passaram a residir e a trabalhar, o que levou a uma expansão e alteração das características demográficas, sociais e culturais de Alverca, que foi elevada a cidade em 1990.

Ambas as exposições são de entrada livre.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com