As listas do Partido Socialista à Câmara e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira foram as mais votadas naquele concelho, com 39,70% e 37,36% dos votos, respetivamente.
Fernando Paulo Ferreira é assim o novo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sucedendo-se a Alberto Mesquita, que não se quis recandidatar ao último mandato, e Sandra Marcelino será a nova presidente da Assembleia Municipal.
Com estes resultados, o Partido Socialista elege cinco mandatos; a CDU três; a Coligação Nova Geração dois mandatos e o Chega elege um mandato, retirando o Bloco de Esquerda da vereação.
Socialistas ganham todas as freguesias do concelho
O Partido Socialista ganhou todas as Assembleias de Freguesia do concelho. O PS terminou assim com a gestão CDU nas freguesias de Vialonga e na União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, tendo eleito João Tremoço e Cláudio Lotra, respetivamente. Luís Almeida, independente e atual presidente da União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras foi derrotado por Mário Baptista.
Os socialistas foram ainda reeleitos na freguesia de Vila Franca de Xira e na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Na primeira, João Santos é reeleito para mais um mandato e Ana Cristina Pereira sucede-se a Jorge Ribeiro na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.
Mário Cantiga, ex-CDU e agora apoiado pelo PS, volta a ganhar a União de Freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz.