A Feira de Outubro e o Salão de Artesanato vão ser realizados nos dias 1 a 17 de outubro, conforme anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 20 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
A extensão da duração da feira está relacionada, de acordo com o mesmo, com os pedidos de feirantes e artesãos. Na edição deste ano, serão cerca de 100 artesãos, de todo o país, que vão marcar presença no Salão de Artesanato.
Segundo Alberto Mesquita, os acessos à feira e ao Salão de Artesanato serão controlados, estando a primeira limitada a 2.500 pessoas; e o segundo estará limitado a 100 visitantes.
Haverá apenas uma entrada e uma saída, estando o acesso através da passagem superior do passeio ribeirinho encerrada, assim como o portão exterior, de forma a se conseguir controlar os acessos ao recinto da feira, no Parque Urbano do Cevadeiro.
A edição deste ano da Feira de Outubro, que marca o regresso do evento, após não se ter realizado em 2020 devido à Covid-19, contará ainda com as tradicionais esperas e largadas de touros entre o Largo da Estação e a Praça de Touros Palha Blanco, não havendo, no entanto, um número máximo de pessoas.
Contudo, será obrigatório o uso de máscara e o cumprimento da distância física, e a autarquia apela a que não sejam formados aglomerados de pessoas.
No total, haverá um total de oito largadas de touros, a serem realizadas entre os dias 2 a 9 de outubro, e quem quiser assistir terá de apresentar o certificado digital de vacinação ou apresentar um teste negativo à Covid-19 nas últimas 48 horas.
Na mesma conferência de imprensa, foram ainda anunciados, para esta edição da Feira de Outubro, os concertos de António Zambujo, Kátia Guerreiro e Bárbara Tinoco, e que serão realizados na Praça de Touros Palha Blanco, com entrada gratuita, sujeita ao levantamento prévio de bilhete no Posto de Turismo Municipal a partir de 11 de outubro.
António Zambujo, Kátia Guerreiro e Bárbara Tinoco atuam nas noites de 15, 16 e 17 de outubro, respetivamente. Os concertos terão início às 22h00. No último dia do certame, dia 17, às 00h00, será realizado um espetáculo de fogo de artifício na zona ribeirinha de Vila Franca de Xira.