A primeira candidatura independente do concelho de Benavente quer tirar o concelho do “sistema”

Carlos Guarda e Bruno Nepomuceno são os cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Benavente, respetivamente, pela Candidatura Independente pelo Município de Benavente (CIMB). Em entrevista ao Correio da Região, os dois candidatos partilharam as suas propostas para o concelho que admitem estar “preso ao sistema”.

Porquê uma candidatura independente ao concelho de Benavente?

Chegamos a um patamar em que não podemos mais ficar de braços cruzados. Somos um grupo de pessoas que pretende trabalhar para as pessoas! Pode ser um caminho difícil mas seremos persistentes nos nossos objetivos. Estamos “presos” num sistema há mais de 40 anos e achamos que isso tem que mudar. Apesar de tudo somos pessoas iguais a toda a polução do concelho de Benavente! Somos jovens atentos, inovadores e conscientes que de merecemos mais, e melhor, no nosso concelho! Queremos “lutar” pelo bem da nossa população, das nossas freguesias, das nossas gentes e dos nossos costumes.

Queremos motivar quem ainda tem muito para dar e cuidar de quem já deu muito! Não podemos estar presos a partidos que têm a sua agenda nacional e que decidem em função de lobbies que são tendenciosos para a nossa realidade e para a nossa população. Temos que decidir conhecendo as necessidades da população e não as necessidades partidárias. Veja-se, por exemplo, a Coutada Velha que nunca teve saneamento básico ou a Aldeia do Peixe que está isolada da gestão autárquica. Devemos adequar a gestão às populações do Concelho. Não basta ter serviços se não há qualidade, nem obras quando há constrangimentos. Navegam à vista e nós sabemos que há mais para além do horizonte.

Como olham para o concelho de Benavente?

O concelho de Benavente tem uma potencialidade tremenda para atrair pessoas pela sua qualidade de vida e proximidade com a capital. Graças ao seu enquadramento geográfico fica a poucos quilómetros de Lisboa e do futuro aeroporto. Neste momento não tem capacidade de atrair jovens ativos e é algo que queremos mudar, por um lado, através de uma Estratégia de Captação de Empresas, de forma a criar riqueza e aumentar o poder de compra dos habitantes do concelho e, por outro lado, apostando no turismo de natureza e gastronómico aliado a eventos culturais dando, desta forma, uma opção de qualidade para quem quer escapar dos grandes centros urbanos e descontrair na natureza.

Do que precisa o concelho de Benavente?

O nosso concelho tem vários problemas que necessitam de soluções, tais como: o trânsito na N118, a falta de segurança em todas as freguesias e arredores, no que toca à saúde, um quadro de incentivos para fixação de novos médicos, uma vez que existem 10.000 pessoas no município sem médico de família. Há também falta de médicos de proximidade para população mais idosa. Houve um aumento de população mas sem qualidade de vida, o que fez com que o nosso concelho passasse a ser um “dormitório”. Estes são os problemas mais graves.

Como avaliam o trabalho feito nos últimos quatro anos pelo presidente Carlos Coutinho?
A CIMB não se candidata com a finalidade de avaliar o trabalho feito pelo Presidente Carlos Coutinho pois o que está feito, feito está. Candidatamo-nos sim, com propostas e vontade para fazer o que faltou ou ficou por fazer. Esta avaliação do trabalho do atual Presidente compete aos eleitores no dia 26 de setembro.

Quais são as propostas desta candidatura independente para o concelho de Benavente?

A Candidatura Independente pelo Município de Benavente tem várias propostas para o concelho. Estas centram-se mais concretamente em sete aspetos: juventude e população ativa, mobilidade urbana, ambiente e zonas verdes, ação social e seniores, educação e cultura, segurança e saúde e, por último, a promoção económica e turismo, nomeadamente: a criação do espaço de Co-Working e atribuição de prémios para os jovens empreendedores do concelho de Benavente; a criação da variante externa Samora/Benavente, desvio de pesados dos centros urbanos e o desvio de ligeiros dos centros históricos.

Queremos ainda levar o saneamento básico à Coutada Velha e a requalificação de espaços verdes sustentáveis; construir um Lar Municipal em Benavente, Centro de Dia na Barrosa e Unidade de Cuidados Continuados em Samora; criar o festival de música e dança ‘Benavente Criativo’ 2021- 2027; criar ações de desenvolvimento rural para 2021 – 2027 e o melhoramento das Zonas Ribeirinhas de Samora Correia e Benavente, integrando-as na “Rota do Pão”.

Outra das nossas propostas passa por promover o reforço do efectivo e adequar equipamentos de trabalho nos postos da GNR de Benavente e Samora Correia.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com