A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aderiu à Plataforma de Ensino Superior Politécnico na Zona Norte de Lisboa, através da qual está prevista a realização de três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), em parceria com os Institutos Politécnicos de Setúbal, Santarém e Tomar.
Os cursos vão ser administrados nos Agrupamentos de Escolas Alves Redol (Vila Franca de Xira); Forte da Casa e na Escola Secundária Gago Coutinho, em Alverca.
No Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, vai ser lecionado o Curso de Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico e as candidaturas decorrem de 26 de agosto a 23 de setembro. Há 32 vagas disponíveis para este curso, que irá decorrer ao longo de quatro semestres (dois anos) e inclui um estágio curricular.
Na Escola Secundária Gago Coutinho, em Alverca, será ministrado o Curso de Manutenção de Sistemas Mecatrónicos, pelo Instituto Politécnico de Tomar, sendo que as inscrições para este curso abrem a 10 de setembro.
Já no Agrupamento de Escolas Alves Redol, a colaboração está estabelecida com o Instituto Politécnico de Santarém, para a oferta do Curso de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, no entanto, ainda não se sabe quando iniciam as candidaturas.
Estas ofertas, segundo a autarquia em comunicado, vêm suprimir a falta de ensino superior no concelho. Estes cursos conferem um diploma de técnico superior profissional, podendo os alunos prosseguir os estudos nos ciclos de licenciatura e integrados de mestrado através de um concurso especial, que lhes dará acesso a um grau académico.