Susana Rico, candidata da Coligação Nova Geração à Assembleia de Freguesia da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, quer reforçar o número de médicos a trabalhar no Centro de Saúde da Castanheira do Ribatejo.
Uma das soluções passa pela criação de um gabinete médico “específico para problemas de menor gravidade e doenças sazonais, permitindo o atendimento a todos os utentes, tendo ou não médico de família”, para que os médicos de família se possam focar nos pacientes com doenças mais graves ou crónicas.
Para além disso, outra das propostas passa pela criação de um protocolo com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e com as Universidades, Ministério da Saúde e Ordem dos Médicos, para que os alunos em fase de estágio possam iniciar funções em Centros de Saúde como o da Castanheira do Ribatejo.
No entanto, esta medida, explica a coligação em comunicado, “seria válida tanto na vertente de saúde (médicos de família, enfermeiros, psicólogos, e no planeamento familiar), como administrativa”.
Outra ideia seria ainda a criação de uma iniciativa conjunta entre e Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, de ocupação de tempos livres para jovens, no verão, e que “poderia também ser uma forma de suprimir algumas necessidades existentes na saúde”.
Ainda na mesma nota, a Coligação Nova Geração explica que, para além da falta de médicos, há, também “falta de pessoal, meios e métodos administrativos, levando a que em muitos casos haja muitas queixas de utentes pela falta de atendimento”.
Segundo o Ministério da Saúde, há, na Unidade de Saúde Familiar (USF) da Castanheira do Ribatejo, quatro médicos em exercício, cinco enfermeiros e três assistentes técnicos. Esta unidade tem cerca de 10 mil utentes inscritos.