Mais de 80 concelhos do país, no interior norte e centro e no Algarve, mantêm-se hoje com risco máximo de incêndio, devido às temperaturas elevadas, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Santarém e Faro são os distritos abrangidos por este alerta de risco máximo de incêndio.
Sob risco muito elevado estão mais de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Beja e Faro.
Em risco elevado de incêndio está praticamente todo o Alentejo e grande parte da costa litoral, abrangendo mais de 70 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.
Até ao final de setembro é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
É ainda proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes, bem como fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas. Para hoje, o IPMA prevê em Portugal continental tempo quente com céu geralmente limpo.
Nos distritos de Santarém e Lisboa, a temperatura máxima será de 36º e de 34º. A temperatura mínima irá rondar os 19º em Lisboa e os 17º em Santarém.
(Lusa)