A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira veio a público denunciar e repudiar os atos de vandalismo que têm acontecido na freguesia, o que tem prejudicado o trabalho de requalificação dos espaços verdes da zona.
Segundo o comunicado da junta na rede social Facebook, estes atos de vandalismo começaram há cerca de dois meses e repetem-se diariamente, com cadeados das caixas de contadores de água cortados, sistemas de rega vandalizados, remoção de aspersores e preenchimento dos tubos com sacos de plástico, destruição dos sistemas de rega automática, e remoção das flores plantadas, por exemplo.
“Em algumas situações, o impacto dos atos de vandalismo é tão significativo, que não permite recuperar as espécies previamente existentes, havendo necessidade de requalificação integral”, acrescenta o executivo da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira na mesma nota, salientando que o trabalho de requalificação dos espaços verdes tem sido “um processo muito mais exigente” devido à pandemia.
No entanto, a PSP já foi alertada para o problema e a Junta de Freguesia já solicitou aos agentes um reforço da vigilância nos espaços verdes da freguesia.